Metodologia de Pesquisa

Origem: Cadernos Colaborativos, a enciclopédia livre.

Conteúdo

Requisitos

Para este texto sobre Metodologia de Pesquisa precisaremos dos seguintes materiais:

  1. Livro Como se faz uma tese, de Umberto Eco (clique sobre o nome do livro para os dados bibliográficos).
  2. Software Freemind. Um software para elaboração de mapas mentais, muito utilizados em gestão de projetos e que é open source.

O que é?

Segundo o livro Como se faz uma tese, metodologia de pesquisa não é apenas um conjunto de regras que devem ser seguidas para a elaboração de um texto. É, antes, uma forma de se organizar idéias. Assim, a metodologia de pesquisa serve não apenas para se fazer um texto de acordo com um monte de normas da associação X, Y ou Z. Serve para se saber qual a melhor forma de organizar as idéias para se chegar a um resultado, qual seja, a tese.

As questões formais da Metodologia de Pesquisa, como as normas da ABNT, são também importantes, mas serão tratadas posteriormente. Por ora os alunos da Graduação da DIREITO-RIO ainda não precisam se preocupar com tais características. Esta wiki, entretanto, é colaborativa, e o usuário que se sentir confortável para elaborar um capítulo sobre as Normas da ABNT está convidado a fazê-lo.

Gestão de projetos

Gestão de projetos é um termo que se encontra na moda. A maioria das grandes empresas ou instituições utiliza ou pretende utilizar algum dos modelos existentes de gestão de projetos pelos benefícios que eles trazem. Mas o que é gestão de projetos? Nada mais do que metodologia, ou um conjunto de regras, para se chegar a um determinado objetivo.

Assim, metodologia de pesquisa e gestão de projetos podem ser considerados como irmãos. Na verdade, metodologia de pesquisa estaria contida em gestão de projetos, já que elaborar uma tese nada mais é do que um tipo específico de projeto.

Por quê este texto?

Este texto foi elaborado justamente para apresentar aos alunos da DIREITO-RIO algumas das novas metodologias de gestão de projetos, mas desta vez aplicadas à elaboração de textos. Elaborar teses, mais ou menos profundas, pode ser considerada a essência do trabalho jurídico desde a Faculdade. Desde trabalhos acadêmicos às peças processuais, passando por papers, teses de mestrado etc, todos são teses, todos podem e devem ser elaborados de acordo com alguma metodologia.

Organização deste texto

Para facilitar a leitura, dividimos este texto em capítulos:

  1. Metodologia de Pesquisa: este capítulo intodutório.
  2. Metodologia de Pesquisa: leitura recomendada
  3. Metodologia de Pesquisa: gestão de projetos
  4. Metodologia de Pesquisa: mapas mentais
  5. Metodologia de Pesquisa: prática

Recomendamos a leitura dos capítulos acima na ordem em que foram colocados. Tentamos tornar este texto o mais breve e claro possível.

E, como todo texto deste Cadernos Colaborativos, sua alteração é livre para todos os usuários. Sinta-se à vontade para alterar ou acrescentar o que for pertinente.